Quem sou eu

Minha foto
Busco alcançar meus objetivos da melhor maneira possível. Sou Radialista no setor de locução graduado em produção audiovisual (rádio e tv).Buscando sempre inovação para me adequar aos novos tempos.

terça-feira, janeiro 10

Inspirado na bossa nova, Fashion Rio começa nesta terça

Têca Fashion Rio (Foto: Alexandre Durão/G1)
Até o próximo sábado, 24 estilistas exibirão
suas coleções no Píer Mauá  (Foto: Alexandre
Durão/G1)
 
A 20ª edição da semana da moda do Rio de Janeiro, o Fashion Rio, abre suas portas nesta terça-feira (10) para apresentar as tendências da próxima temporada de inverno com a intenção de homenagear as diferentes correntes criativas que nascem na capital carioca. Até o próximo sábado (14), um total de 24 estilistas exibirão suas criações no espaço montado no Pier Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
O tema escolhido para esta edição é "Sou Rio, essa bossa é nossa", um slogan com o qual o evento faz referência à criatividade e lembra a bossa nova, corrente musical que na década de 50 introduziu toques de jazz ao samba tradicional.

"O Rio de Janeiro sempre foi uma usina de inspiração. Mais do que uma semana de moda, o Fashion Rio é hoje uma plataforma que valoriza a criatividade em diversas áreas", disse o diretor criativo do evento, Paulo Borges.
Os desfiles começam com as propostas de Alexandre Herchcovitch, estilista que se caracteriza pela sofisticação com a qual veste todas as suas coleções. Uma das principais novidades da programação deste ano é a entrada da empresa carioca Bianca Marques, o retorno da casa Printing e a saída da British Colony.
Essa última marca, que teve êxito da crítica, decidiu não participar da atual edição do evento porque considera o momento adequado para 'respirar e avaliar alguns pontos e formatos da operação', disse o desenhista da casa, Maxime Perelmuter.

Exposições
Outra novidade é o Rio-à-Porter (RAP), salão de negócios de moda e design, que vai ocupar a Casa Firjan da Indústria Criativa. A ideia, segundo a organização do evento, é expandir o processo de revitalização iniciado pelo Fashion Rio no Píer Mauá, e fazer desta edição do salão um laboratório de novas formas de fazer negócio.
A RAP também vai sedirar uma série de palestras com foco na Economia Criativa, com participações do designer Sergio Rodrigues e do músico Charles Gavin, e dos bureaus especializados WGSN e Stylesight.

Foto de Gilberto Gil que estará na exposição de Fernando Torquatto (Foto: Divulgação)
Foto de Gilberto Gil que estará na exposição de
Fernando Torquatto (Foto: Divulgação)
 
Três exposições complementam a 20ª edição do Fashion Rio com arte e design. Em uma delas, no Armazém 4 do Píer Mauá, o fotógrafo e maquiador Fernando Torquatto exibe 34 retratos intimistas (todos em preto e branco) de personalidades da TV, da música e do cinema com quem trabalhou, como Regina Casé, Gilberto Gil e Thaís Araujo.

O trabalho do arquiteto Sérgio Rodrigues também será exposto, mas no Armazém 5. Com curadoria de Mari Stockler, a mostra contará ainda com parte do acervo pessoal de Rodrigues, que inclui caderneta escolar, cartas, fotos da infância e maquetes de casas projetadas por ele. Serão aproximadamente 40 móveis distribuídos pelo armazém, em meio a imensos painéis. Cinco das principais poltronas e cadeiras assinadas por ele ficarão expostas, separadamente, em cabines com auto-falantes, e os visitantes poderão interagir e escutar a história de cada nome dado, narradas pelo próprio designer.

Com curadoria e pesquisa do músico Charles Gavin, uma terceira exposição vai mostrar a influência do design na música brasileira. Mais de 50 capas de discos ampliadas serão expostas no Armazém 3, 20 delas criadas pelo designer César G. Villela, que destacou-se na já extinta gravadora Elenco. Uma parte especial da mostra será dedicada às capas de discos originais dos anos 50 e 60, inspiradas no Rio de Janeiro, com álbuns de Edu Lobo, Roberto Menescal e Vinícius de Moraes, entre outros.
Veja a programação do Fashion Rio Inverno 2012:

Terça-feira, dia 10
17h - Herchcovitch
18h - Acquastudio
19 - Patachou
20h - Alessa
21h - Cantão
Quarta-feira, dia 11

11h - Palestra Stylesight – Influências: Moda & Comportamento
15h - Palestra Economia Criativa: Charles Gavin conversa com César Villela
18h - 2nd Floor
19h - Coven
20h - Melk Z-Da
21h - TNG

Quinta-feira, dia 12
11h - Preview Caderno Perfil – Macro Tendências Verão 2012/2013
15h - Palestra Economia Criativa: A beleza segundo Fernando Torquatto (a confirmar)
17h30 - Bianca Marques
18h30 - Maria Bonita Extra
19h30 - New Order
20h30 - Espaço Fashion
21h30 - Coca Cola Clothing
Sexta-feira, dia 13

11h - Palestra Elle + WGSN – “O universo feminino e a moda 2012″
15 - Palestra Economia Criativa: Sergio Rodrigues, Inspiração, Design e o DNA Criativo Brasileiro
17h30 - Walter Rodrigues
18h30 - R.Groove
19h30 - Ágatha
20h30 - Filhas de Gaia
21h30 - Printing

Sábado, dia 14
17h - Giulia Borges
18h - Nica Kessler
19h - Andrea Marques
20h30 - Oestúdio
21h30 - Ausländer

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário