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Cultura

Brasil quer ser o quinto mercado para cinema, vídeo e televisão até 2020 | Agência Brasil

Gilberto Costa  

Repórter da Agência Brasil 

02/09/2012

   Brasília - Em oito anos, o Brasil quer ser o quinto maior mercado consumidor e produtor em audiovisual no mundo. Atualmente, está na 10ª posição. Para isso, precisa dobrar o número de salas de cinema, triplicar a quantidade de canais de TV por assinatura dedicados à produção nacional, veicular mais longa-metragens na TV aberta e ampliar a participação das distribuidoras nacionais de cinema e de produtoras independentes.

As metas foram estabelecidas pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e estão descritas no Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual (PDM), em consulta pública no site da agência.

'Esta é a primeira vez que o país tem um plano de longo prazo sobre a economia do audiovisual', salienta Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine. Segundo ele, o crescimento da produção nacional, o estabelecimento de leis e normas para regulação e o funcionamento de instituições como a Ancine favorecem a elaboração de um plano de longo prazo. 'Estamos em condição de visualizar o futuro. Há ambiente para planejamento de longo prazo', disse à Agência Brasil.

De acordo com Rangel, o plano servirá para 'orientar a ação do Poder Público' e também dará balizamento para o mercado. 'Teremos um pacto setorial', prevê Rangel. De acordo com ele, o plano é flexível e permite adequações ao longo do tempo, em compasso com o monitoramento (são descritas metas para 2015 e para 2020).

Conforme descrito no documento, em 2020, o Brasil terá 4,5 mil salas de cinema (em 2010, tinha 2.206), todas com projeção digital. A meta é que 220 milhões de espectadores irão por ano ver a telona. A renda bruta de bilheteria total será R$ 3,32 bilhões (2,5 vezes acima da verificada há dois anos).
Além do aumento do acesso ao cinema, a Ancine quer maior consumo de produções nacionais. A meta é que o filme brasileiro fique com um terço da receita da bilheteria das salas comerciais em 2020 (em 2010, a participação foi inferior a 18%), o que equivalerá a R$ 970 milhões.

Para tanto, prevê a ampliação de um para oito o número de empresas brasileiras entre as grandes exibidoras (com mais de 100 salas de cinema no país) e que as distribuidoras de capital nacional sejam as fornecedoras dos filmes que rendam a metade dos bilhetes vendidos (hoje o percentual é 29%). Em 2020, a projeção é que, anualmente, os filmes brasileiros ocupem 13 mil salas na estreia e a quantidade de longa-metragem distribuído por empresas nacionais passe dos atuais 64 filmes para 130 filmes a cada ano.

Manoel Rangel garante que a meta de aumentar a presença das exibidoras e distribuidoras nacionais não é uma 'pegada nacionalisteira', mas estratégica. 'As distribuidoras se empenham por suas produções. É uma questão econômica sob ótica da hiper concentração econômica', explica.
O plano também prevê crescimento dos canais brasileiros de TV por assinatura, passando de 16 para 50. E a partir de 2020, haja a compra de 5,6 mil vídeos por demanda (encomendados). Nesses canais, o plano prevê a exibição de 2.079 filmes por ano. Na TV aberta, a meta é que o número de longas-metragens brasileiros passe de 233 para 450 nas grandes redes.

Para a Ancine, as metas têm sustentação no desempenho que o setor já apresenta - acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Rangel, o mercado das salas de cinema e das TVs por assinatura cresceram no ano passado 8% e 13%, respectivamente. 

Fonte:http://noticias.br.msn.com


Record-Olimpiadas




Qua, 07/03/12 - 20h00

Cultura tem atividades especiais no Dia Internacional da Mulher

A programação é realizada por diversas instituições e vai até o dia 22 de março
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), instituições da Secretaria de Estado da Cultura realizam uma série de atividades especiais com música, artes plásticas, literatura e esporte. Parte da programação permanece em cartaz até o dia 22 de março. Confira:


Museu da Língua Portuguesa
Exposição Raízes: Mulheres d'África
De 8 a 22 de março
Entrada Gratuita.


Endereço: Praça da Luz, s/nº - Luz - São Paulo-SP
Tel.: (11) 3326-0775
Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada - pagamento somente em dinheiro
Entrada gratuita para professores da rede pública com holerite e carteira de identidade; crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos.
Entrada gratuita aos sábados
Nas últimas terças de cada mês, o horário do Museu é estendido até as 22h. A bilheteria fecha às 21h.


Museu do Futebol
Visitas guiadas para mulheres
8 de março, às 11h e às 14h. Grátis.


Endereço: Praça Charles Miller, s/nº - Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu - São Paulo-SP
Tel.: (11) 3664-3848
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria e entrada até às 17h)
Em dias de jogos às 16h - bilheteria fecha às 13h e a permanência até às 14h
Em dias de jogos às 17h - bilheteria fecha às 14h e a permanência até às 15h
Ingressos: R$6 e meia-entrada para estudantes com carteirinha, idosos, aposentados e professores da rede pública (estadual e municipal)
Entrada gratuita às quintas-feiras
Público não pagante: crianças até 7 anos, professores da rede pública com a apresentação de holerite e RG e estudantes de escolas públicas municipais e estaduais mediante ofício em papel timbrado.


Concerto da Orquestra do Theatro São Pedro
Dia 10 de março às 20:30h
Dia 11 de março às 17h
Ingressos: R$ 20 e meia-entrada
Telefone: 3661-6529
Repertório: Georges Bizet e Saint-Saens.
Trechos das óperas Carmen e Sansão e Dalila, além de obras sinfônicas dos compositores.
Regência: Maestro Emiliano Patarra
Solista: Nancy Fabiola Herrera - meio soprano espanhola.


Endereço: Rua Barra Funda, 171


Sala São Paulo
Terra Brasilis - Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro, da compositora Clarice Assad
Regência: Marin Alsop
Dia 8 de março às 21h
Dia 9 de março às 21h
Dia 10 de março às 16h30


Endereço: Praça Júlio Prestes, 16
Bilheteria: (11) 3223-3966 (1340 lugares)
Preços entre R$ 26,00 e R$ 149,00
Recomendação etária: 7 anos
Ingresso Rápido: (11) 4003-1212;
www.ingressorapido.com.br
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 15,00 (611 vagas, sendo 20 para portadores de necessidades especiais e 33 para idosos)
Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação em todas as atividades.

Do Portal do Governo do Estado


Fonte: Terra
Com decote e transparência, Ísis Valverde vai ao Cirque du Soleil
09 de dezembro de 2011 •
Ísis Valverde esteve na estreia do espetáculo 'Varekai', do Cirque du Soleil. Foto: Philippe Lima e Felipe Assumpção/AgNews Ísis Valverde esteve na estreia do espetáculo 'Varekai', do Cirque du Soleil
Foto: Philippe Lima e Felipe Assumpção/AgNews

A atriz Ísis Valverde foi uma das famosas que prestigiou a estreia para convidados do espetáculo Varekai, do Cirque Du Soleil, nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro.
Além dela, Sheron Menezzes, Mariana Ruy Barbosa, Kleber Toledo, Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Glória Maria, Nathália Dill, entre outros, foram assistir a atração.
O espetáculo Varekai ficará em cartaz na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, até o dia 8 de janeiro.

 
Brasil e Argentina assinaram nesta terça-feira (15) um memorando para potencializar a cooperação e a sinergia cultural entre os dois governos, que trabalham em diversas iniciativas como a criação de uma biblioteca virtual e a organização conjunta de uma bienal sobre indústrias culturais.
Durante uma entrevista coletiva em Buenos Aires, a ministra da Cultura do Brasil, Ana Buarque de Hollanda, e seu homólogo argentino, Jorge Coscia, assinaram o acordo depois de dois dias de reuniões.
Este documento destaca questões de cidadania e diversidade cultural, especialmente no programa do governo brasileiro Cultura Viva, que concede subsídios e experiências culturais populares. O governo argentino começa a imitá-lo em pequena escala e visa reforçar e enriquecer atividades conjuntas através de um encontro entre as nações.
O secretário argentino disse que não vê problemas em admitir que seu ministério esteja imitando o exemplo de algumas "bem-sucedidas iniciativas" do Brasil em matéria de cultura, pois compartilhar experiências é um dos principais objetivos do programa.
Em declaração conjunta, os ministros também mostraram sua vontade de ampliar a colaboração nas áreas de identidade e patrimônio cultural, intercâmbio artístico, economia criativa, literatura, audiovisuais e museus. Ana de Hollanda disse que buscam criar "incentivos fiscais para facilitar o trabalho da produção cultural".
Os ministérios pretendem trabalhar na criação de programas conjuntos de tradução de livros e criar uma biblioteca virtual com obras clássicas dos dois países, que estrearia com a coleção do historiador argentino Pedro de Angelis, conservada no Brasil. A ideia é que este espaço possa se transformar em uma grande biblioteca digital latino-americana algum dia.
Outro projeto em que estão trabalhando, segundo Coscia, é a transformação do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas em uma bienal organizada cada ano em um dos países.
Além disso, os ministros concordaram em dizer que essa cooperação cultural é fundamental para a crescente união entre Argentina e Brasil, pois dá "sinergia à integração latino-americana".

 

O que esperar dos artistas que vão tocar no SWU

fonte: IG São Paulo | 05/11/2011 14:12
Os shows do Black Eyed Peas não são mistério nenhum para o público brasileiro. Afinal, a banda já veio ao Brasil em várias oportunidades, a mais recente no ano passado. A apresentação no SWU não deve ser diferente das daquela turnê: hits como "Rock that Body" e "My Humps" na primeira parte, um bloco solo de Fergie, mais hits e, para fechar, já no bis, o sucesso planetário "I Gotta Feeling".

Foto: LEONARDO SOARES/AGÊNCIA ESTADO/AE Ampliar
Will.I.am e Fergie, do Black Eyed Peas

Black Eyed Peas (Sábado, 12/11)
Kanye West (Sábado, 12/11)Se Kanye West repetir o que fez no festival Austin City Limits, em setembro, seu show no SWU terá ares de superprodução. Trocas de roupa, dançarinos, efeitos de luz - mais ou menos como aconteceu em sua primeira passagem pelo Brasil, no Tim Festival de 2008. No repertório, muitas músicas de seu disco mais recente, "My Beautiful Dark Twisted Fantasy", junto com pérolas dos álbuns "Graduation" e "The College Dropout".
Lynyrd Skynyrd (Domingo, 13/11)A formação do Lynyrd Skynyrd que vem ao SWU tem pouco em comum com a banda que fez sucesso nos anos 1970 como um dos principais representantes do southern rock. E nem poderia, já que três integrantes do grupo (incluindo o vocalista Ronnie Van Zant) morreram num acidente aéreo em 1977. A atual formação tem o irmão mais novo de Ronnie, Johnny, nos vocais e continua tocando antigos sucessos, como "Sweet Home Alabama".
Peter Gabriel (Domingo, 13/11)Muitas atrações do SWU farão retrospectivas de seus maiores sucessos, em versões bem próximas às originais. Não será o caso de Peter Gabriel. Ele vem ao Brasil acompanhado de uma orquestra, para resgatar músicas mais obscuras de sua longa carreira em versões sem guitarra ou bateria. Das conhecidas, só "Solsbury Hill", "Don't Give Up" e "Mercy Street" devem aparecer.
No ano passado, o Duran Duran lançou seu disco mais elogiado em mais de 20 anos, "All You Need Is Now". A turnê que vai passar pelo SWU promove este álbum. Mas, obviamente, não deixa de lado os antigos sucessos dos anos 1980. Ao lado de novidades como "Before the Rain", estão clássicos como "Planet Earth", "Notorious", "Hungry Like the Wolf", "Ordinary World" e "A View to a Kill", entre outros.

Foto: Getty Images Ampliar
Courtney Love, do Hole

Duran Duran (Domingo, 13/11)
Hole (Domingo, 13/11)A atual formação do Hole lembra um pouco o que aconteceu com o Guns N'Roses. Assim como naquela banda só sobrou Axl Rose da formação inicial, no atual Hole a única integrante original é Courtney Love. Ao reformar o grupo, há dois anos, ela chamou três novos músicos para acompanhá-la. Os antigos companheiros foram deixados para trás, mas as músicas não: "Celebrity Skin", "Violet", "Miss World" e "Malibu" continuam nos shows.
Faith no More (Segunda, 14/11)O repertório do show do Faith no More no SWU ainda é um mistério, já que a banda ainda não fez nenhuma apresentação em 2011. Mas, como seu último álbum saiu há 14 anos, é pouco provável que o show seja muito diferente do última que a banda fez no Brasil, em 2009. Ou seja, uma retrospectiva bem balanceada da carreira, com destaque para as músicas do disco "King for a Day... Fool for a Lifetime" (1995).
Layne Staley, vocalista original do Alice in Chains, morreu em 2002, vítima de uma overdose. A formação que vem agora ao Brasil traz o cantor William DuVall em seu lugar. Da formação original, sobraram o guitarrista Jerry Cantrell e o baterista Sean Kinney. Mesmo desfalcado, o grupo continua tocando sucessos de sua fase clássica, como "Man in the Box" e "Would", ao lado de canções do recente "Black Gives Way to Blue" (2009).

Foto: Reuters Ampliar
Mike Patton, vocalista do Faith No More

Alice in Chains (Segunda, 14/11)
Stone Temple Pilots (Segunda, 14/11)Na sua atual turnê, o Stone Temple Pilots está seguindo à risca a cartilha das bandas que se reúnem para agradar os antigos fãs: toca principalmente músicas de seus dois primeiros discos, "Core" (1992) e "Purple" (1994). Quem quiser ouvir sucessos como "Sex Type Thing", "Vasoline", "Plush" e "Big Bang Baby" não vai se decepcionar: a banda costuma tocar todos eles.
Sonic Youth (Segunda, 14/11)A performance do Sonic Youth no SWU tem tudo para ser histórica. É que o casal fundador da banda, Thurston Moore e Kim Gordon, anunciou sua separação e esta é sua última apresentação confirmada. Difícil prever qual será o setlist, já que esse ano o grupo só fez dois shows. No último deles, em Nova York em agosto, a banda tocou canções menos conhecidas de várias fases de sua carreira, sem quase nenhum hit.



Metalúrgicos do ABC terão biblioteca dentro da linha de produção da Mercedes-Benz
Metalúrgicos do ABC terão biblioteca dentro da linha de produção da Mercedes-BenzO Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Mercedes-Benz convidam para a inauguração do Programa Leitura nas Fábricas, que colocará à disposição dos trabalhadores sete minibibliotecas instaladas na linha de produção da montadora.


O evento acontece nesta sexta (28), às 9h30, na planta da MBB de São Bernardo, com a presença de diretores da empresa, o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, prefeitos Luiz Marinho (SBC) e Mario Reali (Diadema) e autoridade do Ministério da Cultura. O programa é uma parceria entre Sindicato, MinC, empresas e prefeituras e já inaugurou pontos de leitura em sete fábricas de Diadema.


O PROGRAMA – O Leitura nas Fábricas foi lançado em Diadema em 2010, onde sete empresas da base do SMABC aderiram ao programa. A parceria Sindicato, MinC, empresas e prefeituras consiste em montar minibibliotecas dentro das empresas para que os trabalhadores possam ler e emprestar livros nos horários de café, refeições ou fora da jornada de trabalho.


Cada fábrica que adere ao projeto recebe um kit com 650 livros, mobiliário, computador e impressora. No espaço, os trabalhadores (e seus familiares) têm acesso à literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, além de  livros didáticos, DVDs e enciclopédias. Funcionários da empresa são treinados pela prefeitura e se tornam agentes de leitura para cuidar do ponto e da orientação e atendimento aos leitores.


NOVOS PONTOS– Este ano, mais 18 pontos de leitura serão instalados em fábricas de municípios da Região. “Uma peça, uma poesia, um conto falam mais do que mil discursos. Quem lê conhece mais e interpreta melhor a realidade”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC



Festival de Talentos

Na próxima sexta-feira (04/11), a partir das 15h, a Praça Cultural do Bairro Dirceu Arcoverde II recebe as atividades Festival de Talentos - Projovem Adolescente. Muita arte e cultura vão ser levadas através de apresentações de integrantes do coletivo do Projovem das zonas Leste e Sudeste. O evento também vai acontecer nos bairros Monte Castelo e Mocambinho I.
O Monte Castelo será o segundo contemplado. Lá, o festival será realizado no dia 8 de novembro na Praça do bairro, também às 15 horas com o coletivo da zona Sul. No dia 9 será vez do coletivo da zona Norte expor seus talentos no Bairro Mocambinho I, na Praça da Telemar. O evento é organizado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas).
De acordo com a Secretária da Semtcas, Graça Amorim, todas as potencialidades desenvolvidas nos coletivos serão expostas nos bairros. Apresentações de dança, teatro, shows de fantoches e capoeira. "É um momento de socialização dos coletivos e de empoderamento dos jovens. Nestes espaços eles mostram seus dons artísticos e culturais. É neste momento também que a comunidade e a família podem conferir o aprendizado deles durante o desenvolvimento do Projovem", destaca a secretária Graça Amorim

 

Restauração de 'Sant'Ana' de da Vinci no Louvre causa Polêmica

 

Preocupado em não se expor na polêmica sobre a restauração em curso do quadro Sant'Anna, de Leonardo da Vinci, o museu do Louvre, em Paris, apresentou a obra-prima do Renascimento sutilmente refrescada, graças à suavização das camadas de verniz. Instalada num dos ateliês de restauração do Palácio do Louvre, La Vierge à l'enfant avec Sainte Anne (A Virgem e a Criança com Sant'Ana) é revelada a jornalistas meses antes de sua apresentação ao público, em março.
Alguns retoques, no entanto, ainda não foram realizados - motivo pelo qual nem a televisão nem os fotógrafos foram convidados. Iniciada em Florença, em 1503, esta pintura em madeira é considerada uma obra da maturidade de Leonardo da Vinci (1452-1519) que nunca a concluiu. Sua restauração, decidida em 2009 após uma longa reflexão e um importante trabalho de pesquisa, começou em 2010. Foi confiada a uma restauradora de origem italiana Cinzia Pasquali, assistida pelo Centro de Pesquisa e de Restauração dos Museus da França (C2RMF), localizado no entorno do Palácio do Louvre, com seus laboratórios e ateliês.
O que marca de início é a volta do azul no quadro que estava mergulhado em tonalidades de amarelo, verde e marrom, sob o acúmulo de vernizes. O céu se apresenta, agora, com um azul quase límpido, as montanhas se destacam, a paisagem ganha em profundidade. O manto da Virgem, que estava maculado por manchas ligadas a uma restauração, nos anos 1950, reencontrou um azul celeste. Nesse estágio do trabalho, pode-se ver que Leonardo da Vinci, que trabalhava camadas sucessivas, teve o cuidado de pintar a roupa vermelha de Maria antes de recobri-la, em parte, com o manto azul.
O rosto de Sant'Ana foi levemente clareado, mas ainda permanece muito bronzeado, o que deverá acalmar as preocupações de alguns especialistas em Leonardo da Vinci, que temiam uma intervenção mais pesada. "Para os rostos, deixamos uma espessura de verniz de 16 ou 17 mícrons em média sobre a camada de pintura", confirma Vincent Pomarède, diretor do Departamento de Pinturas do Louvre. Um trabalho sobre as estrias deve ainda ser feito para atenuá-las.
Globalmente, "conseguimos manter a suavidade, a pátina dada pelo verniz mas, ao mesmo tempo, descobre-se a composição", destaca ele. A apresentação à imprensa já era prevista pelo Louvre, mas adquiriu uma intensidade particular com o aparecimento de um artigo muito crítico do Journal des Arts intitulado Leonardo em perigo. Divulgado no dia 7 de outubro, diz que a intervenção apresenta "riscos maiores para a obra".
"Leonardo é um monstro sagrado. Nos cercamos de precauções e de conselhos para estarmos seguros de que os padrões e especificações ténicas fossem observados", afirma a direção do C2RMF. "Houve um verdadeiro debate sobre o nível de suavização dos vernizes. A maioria queria ir mais longe. Optamos por uma suavização mais moderada em relação às propostas apresentadas, principalmente pela restauradora", informou Pomarède.
"Um debate surgiu em relação à árvore que se apresenta na composição porque percebemos que troncos secundários haviam sido acrescentados, sem dúvida no século XIX. A restauração é a arte do equilíbrio", comenta Pomarède, que tem a última palavra sobre o dossiê de Sant'Ana.



"Rock Brasília - Era de Ouro" revê cena que formou Legião Urbana e Capital Inicial

 


"Ninguém fica impunemente no mesmo lugar", disse o cineasta Vladimir Carvalho, no Festival de Paulínia, em julho passado, de onde seu "Rock Brasília - Era de Ouro" saiu consagrado com o prêmio de melhor documentário. É interessante como a declaração do diretor sugere que as bandas de rock que surgiram no cenário retratado - entre elas, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude - são frutos do local.
Veja letras da Legião Urbana e do Capital Inicial no Vagalume
Aos poucos, o documentário de Carvalho, em lançamento nacional em 58 cópias, monta um panorama de uma época e um lugar que, embora com localização específica no tempo e no espaço, perdura no país inteiro até hoje. Afinal, a pergunta "Que País é Esse?", na voz de Renato Russo, continua atual há mais de duas décadas.
O documentário é o primeiro de uma leva de filmes ligados ao músico (que morreu há 15 anos) e sua obra, que devem chegar aos cinemas no próximo ano. Antonio Carlos da Fontoura ("Gatão da Meia-Idade") prepara a cinebiografia do começo da carreira do músico em "Somos Tão Jovens" e René Belmonte dirige a adaptação para o cinema da famosa saga musical "Faroeste Caboclo".
Carvalho, que já foi professor na Universidade de Brasília, tem a curiosidade aguçada e o jeito para conversa. Numa entrevista feita com Renato Russo em 1988 -- e que até agora estava inédita -- o cineasta e o músico falam de vários assuntos. A gravação foi feita na véspera de um show histórico no estádio Mané Garrincha, que acabou num quebra-quebra documentado no filme.

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