Do G1 AM
(Foto: Anderson Vasconcelos/G1 AM)
Os pedestres ouvidos pela reportagem do G1 foram unânimes ao condicionar o problema a duas fontes distintas: desrespeito do condutor de veículos e a falta de fiscalização intensiva por parte dos órgãos competentes. Eles compartilharam dificuldades recentes que tiveram de superar para manter o uso correto das calçadas.
O funcionário público Leandro Pereira Andrade, de 23 anos, tentava chegar a uma parada de ônibus, próxima da casa dele, no Conjunto Santos Dumont, no bairro da Paz, Zona Centro-Oeste da cidade, quando percebeu a buzina de um veículo. Era uma mulher sinalizando para que ele parasse, enquanto ela estacionava o carro na calçada.
"Fiquei tão perplexo com a situação, que parei para ela estacionar e depois pensei: que abusada!", afirmou, lembrando da situação que chegou a "cômica", como ele definiu, para não dizer desrespeitosa.
(Foto: Anderson Vasconcelos/G1 AM)
"Ele subiu a calçada e parou, mas antes disso quase bate meu braço. Isso é uma falta de respeito com a gente, que quase não tem mais espaço para andar pelas vias da cidade", reclamou.
Para o professor Daniel Pereira de Souza, a situação também não é das mais favoráveis. Ele e vários vizinhos têm um caso "clássico" de calçada ocupada por veículos na rua 5 de Setembro, no bairro São Raimundo, Zona Oeste. "A gente não tem acesso à calçada nessa via porque todo mundo resolveu estacionar o carro na calçada. Aliás, calçada em Manaus não é pra pedestre", criticou.
Fiscalização - De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), a operação “Choque de Ordem no Trânsito”, está focada, nessa primeira etapa, apenas em sensibilização dos condutores, alertando-os para o respeito à legislação de trânsito. A campanha foi lançada no último dia 25 de outubro.
Estacionamento irregular, paradas em fila dupla, estacionamento sobre as calçadas e canteiros centrais são combatidos por um contingente de 80 profissionais do órgão e de outras secretarias da Prefeitura de Manaus. Eles também orientam sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, inclusive dos caronas, o respeito à faixa de pedestre, aos semáforos e às placas de sinalização.
Ainda de acordo com a Assessoria, o trabalho de fiscalização mais intensa terá início na próxima semana, quando multas poderão ser aplicadas. “Mas depois desse processo de conscientização, vamos sim autuar aqueles que cometem irregularidades e tumultuam o trânsito”, advertiu o presidente do Manaustrans, Walter Cruz, em nota.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário