Prefeitura recebe apenas três projetos para reformar o estádio. "Estamos em um momento delicado", diz secretário
Com a inauguração das arenas do Corinthians e do Palmeiras, no ano passado, o estádio do Pacaembu perdeu seus principais "inquilinos" e forçou a Prefeitura de São Paulo a repensar a gestão do estádio, que gera um custo anual de R$ 9 milhões ao município.
Mas a crise econômica no País reduziu as alternativas para que o estádio seja modernizado em parceria com a iniciativa privada. Apenas três grupos apresentaram propostas no chamamento público lançado pela Secretaria de Esportes.
Num primeiro momento, a prefeitura se viu obrigada a estender o prazo para o envio de projetos, já que ninguém manifestou interesse na chamada que terminaria em junho. O novo prazo estipulado encerrou-se na última segunda-feira (31/08).
"Recebemos sete inscrições, mas algumas empresas desistiram do projeto e ficamos com três propostas. Estamos em um momento delicado, é compreensível. É claro que preferíamos ter mais opções, mas posso dizer que estamos satisfeitos com o que recebemos", afirma o secretário Celso Jatene ao iG.
A intenção da prefeitura é conseguir parceiros para administrar, modernizar e restaurar o Pacaembu, que foi inaugurado em 1940. Entre as exigências do Executivo municipal, estão a construção de uma cobertura para as arquibancadas e a instalação de wi-fi livre.
A viabilidade da parceria, no entanto, sofre com alguns entraves. A realização de melhorias precisará respeitar as áreas do estádio que são tombadas e não podem ser modificadas. Além disso, o estádio não pode ser palco de grandes shows, como já aconteceu no passado, e nem de eventos religiosos – condições que reduzem as possíveis fontes de renda dos futuros administradores.
Segundo Celso Jatene, os projetos recebidos foram enviados por empresas de arquitetura, engenharia, um escritório de advocacia e uma organização da sociedade civil.
"As propostas serão analisadas nas próximas semanas, o que inclui o plano de negócios imaginado pelas empresas. Depois ainda faremos ao menos duas audiências públicas, no Museu do Futebol e na Câmara Municipal."
Fonte:http://esporte.ig.com.br/2015-09-05/crise-reduz-alternativas-da-prefeitura-para-modernizar-estadio-do-pacaembu.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário