Quem sou eu

Minha foto
Busco alcançar meus objetivos da melhor maneira possível. Sou Radialista no setor de locução graduado em produção audiovisual (rádio e tv).Buscando sempre inovação para me adequar aos novos tempos.

segunda-feira, outubro 31

Deputado Marcelo Freixo, do RJ, deixará o país após ameaças de morte

Ameaçado por milícia, Freixo vai sair do país (Carolina Lauriano/G1)A convite da Anistia Internacional, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) vai deixar o Brasil na terça-feira (1º) após uma série de ameaças de morte. Em 2008, Freixo presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que indiciou mais de 200 pessoas, entre policiais e políticos. Desde então, o deputado passou a sofrer ameaças.
Sete ameaças em um mês
"Vou deixar o país, mas é por pouco tempo. Recebi um convite da Anistia Internacional e em função das várias ameaças e da pressão que isso envolve estou aceitando o convite. Só nesse último mês foram sete ameaças de morte. Mas volto antes de dezembro", confirmou Freixo em entrevista ao G1 nesta manhã.
Segundo ele, por medida de segurança, o local de destino não pode ser divulgado. O deputado informou apenas que irá para a Europa, junto com a família. Durante esse período, ele ficará de licença na Alerj.
"Eu vou ficar de licença, então não vai ter custo nenhum para a Assembleia. Vou aproveitar para divulgar esse o relatório da CPI das milícias lá fora".
O afastamento do deputado se dá também para que sejam feitos ajustes na sua segurança. "Eu tenho segurança, mas é preciso que sejam feitos ajustes necessários, que ainda não foram feitos, como aumentar o número de seguranças.
Fonte G1

Decreto que suspende repasse de verbas a ONGs é publicado

A suspensão do repasse de recursos federais para convênios firmados com organizações não governamentais (ONGs) entra em vigor nesta segunda-feira (31). A determinação da presidente Dilma Rousseff foi regulamentada  com a publicação de decreto no "Diário Oficial da União".
A medida, anunciada na tarde de domingo (30), suspende por 30 dias os pagamentos. No período, os pagamentos ficarão suspensos para que seja feita uma "avaliação da regularidade" da execução dos convênios firmados até o último dia 16 de setembro.
"A avaliação de regularidade da execução [pelos órgãos e entidades da administração pública federal] deverá ser realizada no prazo de até trinta dias, contado a partir da data de publicação deste Decreto, período no qual ficam suspensas as transferências de recursos a entidades privadas sem fins lucrativos", diz o artigo 1º do decreto.
Fonte:G1

domingo, outubro 30

Luciano tem alta da UTI e deve voltar para SP hoje

O cantor Luciano, da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, deve ter alta neste domingo (30) do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde está internado desde a última sexta-feira devido a uma crise causada por excesso de remédios. Ele correu risco de vida, mas agora passa bem.

O sertanejo ficou na UTI dois dias e desde a noite deste sábado está no quarto. Nesta manhã de domingo ele espera a última avaliação da equipe médica para voltar para casa, em São Paulo.

Segundo o último boletim médico, a transferência para o quarto só foi possível graças a estabilidade do seu quadro desde a manhã de sábado.
O boletim ainda divulgou que a partir de agora o tratamento de Luciano seria feito através de “dieta e suplemento oral”.

A alta de Luciano já havia sido anunciada pelo sei irmão Zezé Di Camargo pelo microblog Twitter.

- Gente, fiquem tranquilos! Meu irmão esta muito bem! Amanhã ganha alta.

A internação do sertanejo ocorreu logo após uma briga com o irmão durante um show na cidade. Nervoso, Luciano subiu ao palco e disse que a parceria com Zezé havia terminado e que a partir do ano que vem cada um seguiria carreira solo. A notícia foi recebida com bastante preocupação por fãs e artistas, mas logo depois da internação eles fizeram as pazes e afirmaram que a dupla continua.

fonte: R7

DEM cogita apoiar Chalita em

DEM cogita apoiar Chalita em SPPrincipal afetado pela criação do PSD, o DEM inicia agora um processo de renovação de suas diretrizes e bandeiras e já prepara uma ofensiva para recuperar os espaços perdidos com o avanço da sigla fundada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
                                                                                    
Em São Paulo, o DEM tem dialogado tanto com o PSDB como com o PMDB para formar uma aliança com chances de vitória na disputa municipal do ano que vem.

A sigla, que conquistou a prefeitura da capital paulista em 2008 com Kassab, tentará retomar nas urnas o que perdeu por razões políticas, já que o prefeito deixou a sigla para fundar o PSD.

O presidente municipal do DEM, Alexandre de Moraes, que trabalhou na gestão de Kassab, reconhece a importância de renovação da sigla e defende uma candidatura própria para o ano que vem.

- O projeto nacional do DEM, em 2012, é lançar candidaturas próprias, onde der, nas principais capitais e cidades. E dependendo do resultado deste pleito, nós poderemos construir uma candidatura para 2014.

Moraes não descarta, no entanto, uma eventual aliança com o PSDB caso o indicado dos tucanos para a eleição seja José Serra, que já foi prefeito de São Paulo (2005-2006).

- Isso teria de ser discutido com a Executiva Nacional do DEM, mas há uma tendência natural, conversada desde o início, de que se o ex-governador José Serra for candidato, terá o apoio do DEM. Eu diria que é natural que nós o apoiássemos como já o apoiamos anteriormente.

Outra hipótese seria endossar um nome do PMDB. Neste caso, um dos que despontam como favoritos é o do deputado federal Gabriel Chalita.

- Nós estamos tendo conversas tanto com o PSDB como com o PMDB. O PMDB nos procurou, vem conversando conosco em virtude da pré-candidatura do Gabriel Chalita, que é um candidato bom, um candidato novo e que conhece a cidade de São Paulo. Nós estamos conversando. Hoje nós temos candidatura própria, mas estamos conversando com o PSDB e o PMDB.

Quanto ao PSD, o presidente do DEM paulistano afirma que o sucesso do partido de Kassab está condicionado a uma parceria com o PSDB.

- O PSD não se aliando ao PSDB em São Paulo, a situação do partido não vai ser muito confortável, até porque o PSD não tem tempo de televisão para a bancada em 2014. Não há, diferente do que se fala, uma candidatura forte do PSD. Não há candidatura forte e não há tempo de televisão.

Do R7

Conheça Aldo Rebelo, o novo ministro do Esporte

                                                                    Leonardo Prado/Agência Câmara
Aldo Rebelo (PCdoB-SP) irá assumir o Ministério do Esporte no lugar de Orlando Silva, que deixou o cargo após denúncias de corrupção. Rebelo está no quinto mandato consecutivo como deputado federal por São Paulo. Neste ano, por ter boas relações com Dilma Rousseff, chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Defesa, no lugar de Nelson Jobim. Mas o cargo foi dado a Celso Amorim (PT), que chefiava o Itamaraty.


Nascido em 1957 em Viçosa (AL), Aldo Rebelo tem mais de 30 anos dedicados à política. Ele começou a carreira no movimento estudantil. Em 1980, chegou à presidência da UNE (União Nacional dos Estudantes) e criou a UJS (União da Juventude Socialista). Foi filiado ao PMDB entre 1980 e 1985, época em que o PCdoB estava na ilegalidade. Seu primeiro mandato parlamentar foi como vereador de São Paulo, em 1989.

Rebelo foi ministro da Coordenação Política durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva entre 2004 e 2005, e foi presidente da Câmara entre 2005 e 2006, época que coincide com as denúncias sobre o mensalão. O deputado negou a existência do esquema de compra de apoio parlamentar.

Na Câmara, Rebelo já apresentou centenas de projetos. Alguns dos mais famosos são o de limitação de estrangeirismos, o da criação do Dia Nacional do Saci-Pererê e o Pró-Mandioca, que obriga o uso de 10% de raspa de mandioca na farinha de trigo destinada à produção de pão.

Neste ano, o deputado foi o relator do Código Florestal, uma das propostas mais polêmicas do ano. Ele foi criticado por apresentar um texto que anistia desmatadores e permite plantio em algumas APPs, que são encostas, topos de morros e beira de rios. Depois de muita discussão, governo e relator chegaram a um acordo e o projeto foi aprovado na Câmara. As regras sobre APPs serão definidas por decreto presidencial. Agora, a proposta está sendo analisada no Senado.

Em 2008, Aldo Rebelo foi candidato a vice-prefeito na chapa da petista Marta Suplicy, que perdeu a disputa para Gilberto Kassab (PSD

Do R7, com Reuters

Maçãs e peras podem ajudar a prevenir o AVC, diz estudo



Maçãs e peras podem ajudar a prevenir o AVC, diz estudoMaçãs e peras podem ajudar a prevenir o AVC, diz estudoUma nova pesquisa demonstra uma associação inversa entre o consumo de frutas e legumes com polpa branca, principalmente as maçãs e peras, e a incidência de acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral.
Este grande estudo populacional incluiu 20.069 homens e mulheres, com idades entre 20 e 65 anos, e livres da doença cardiovascular no início da pesquisa.Os autores concluíram que para cada aumento de 25 gramas por dia no consumo de frutas brancas e legumes, havia uma diminuição de 9% no risco relativo de um AVC.
No entanto, a Dra. Linda Oude Griep, da Universidade de Wageningen (Holanda), adverte: "este é o primeiro estudo que avaliou as cores das frutas e legumes em relação ao efeito protetor contra o AVC. Mais estudos são necessários para confirmar esta relação.No entanto, independente da cor, este é mais um estudo que reforça a importância do consumo diário de frutas e legumes como uma medida de prevenção das doenças cardiovasculares".
Fonte: Stroke.

Transportadoras têm prejuízo de R$14 bi com rodovias ruins




Os brasileiros reprovam mais da metade das rodovias do país. Os prejuízos das transportadoras com as estradas ruins chegam a catorze bilhões de reais. E quem paga essa conta são os consumidores

uol notícias

Justiça manda USP reintegrar 15 servidores ao trabalho

Sentenças de primeira instância na Justiça obrigaram a USP (Universidade de São Paulo) a reintegrar pelo menos 15 servidores de um grupo de 260 demitidos em todos os campi do Estado em janeiro deste ano.
Outros 40 desligados tentaram voltar ao trabalho via Justiça, mas não obtiveram liminar. Os dados são da reitoria e do Sintusp, o sindicatos dos funcionários da USP.
Todos os demitidos em janeiro eram servidores já aposentados mas que continuavam trabalhando. Eles eram contratados em regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Em Ribeirão Preto (313 km de SP), são cinco reintegrados e ao menos três já estão trabalhando.
Os últimos dois tiveram no dia 14 sua reintegração ao trabalho publicada no "Diário Oficial do Estado". A educadora Edna Aparecida Alexandre da Costa, 49, aguardava com expectativa para voltar à creche da USP.
"Meus colegas estão muito felizes por mim. Eu recebi até telefonema de alguns pais quando saí", disse. Servidora por 25 anos na creche da USP, ela obteve sua aposentadoria em setembro do ano passado e diz que recebeu com surpresa em janeiro a notícia de sua demissão.
"Quase morri, porque eu estava afastada, em tratamento de uma suspeita de câncer. A notícia me deixou muito mal."
Se recebia antes quase R$ 3.000 com a dupla remuneração, ela conta ter passado apuros nos últimos meses ao depender apenas da sua aposentadoria, de R$ 1.300.
O cozinheiro Joel Roberto Soares, 33, diz que se assustou também com a demissão em janeiro -ele trabalhava na cozinha da USP de Ribeirão desde 2003.

Edson Silva/Folhapress
Educadora de creche Edna Aparecida conseguiu na Justica a reintegração ao trabalho após demissão
Educadora de creche Edna Aparecida conseguiu na Justica a reintegração ao trabalho após demissão

OUTRO LADO
A reitoria da USP, via e-mail, confirmou apenas que são 15 servidores reintegrados ao trabalho e 40 que não obtiveram liminar judicial. A USP não disse se recorreu da decisão em todos os casos.
Em um comunicado distribuído no dia 17 de janeiro, a universidade diz que os desligados não eram concursados e que possuía na época das demissões cerca de 10% de seu quadro formado por funcionários aposentados, mas que continuavam na ativa.
"Dentro de três anos, se nenhuma medida fosse tomada, 25% dos funcionários técnico-administrativos seriam aposentados, o que impediria a renovação do quadro de funcionários", dizia o texto.
A atual administração, segundo o comunicado, não fará novas demissões em razão de aposentadoria.

uol

Avião de Luan Santana sofre pane e faz pouso não programado em SP


Alexandre Rezende/Folhapress





O avião que levava o cantor sertanejo Luan Santana fez um  pouso não programado em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo), na noite de ontem (29). O cantor partiu de Londrina (PR) e seguia para Macaé (RJ), onde faria um show.
O empresário do cantor, Anderson Ricardo, que não estava no vôo, postou a notícia em seu twitter, onde disse que a aeronave teve uma pane no radar e sofreu uma severa turbulência, mas que pousou com segurança.
Em São José do Rio Preto, Luan e mais três pessoas da sua produção embarcaram em outra aeronave para a cidade de Macaé. O incidente resultou no atraso do show, que estava programado para às 22h e teve início por volta das 2h.
Em seu Twitter, o cantor Luan Santana escreveu "O que a gente passou hoje serve para darmos mais valor ainda as pessoas que estão à nossa volta..Só Deus sabe o que sentimos...

Uol

sábado, outubro 29

França tem marcha de zumbis para festejar Halloween

Dia das Bruxas, como é chamado o Halloween, será comemorado no dia 31.
Marcha é tradicionalmente realizada em outros países.

Pessoas participam da Marcha dos Zumbis em Bordeaux, na França, antecipando comemoração do Halloween, que ocorre em 31 de outubro (Foto: AFP)

Do G1

Chuva e fortes ventos atingem o oeste do Paraná; um homem morreu

 (Foto: Reprodução RPCTV)
Telhado de lanchonete desabou em cima de um homem em Foz do Iguaçu (Foto: Reprodução RPCTV)

                                              
    Telhado de lanchonete desabou em cima de um
homem em Foz do Iguaçu, no oeste do PR
Chuvas e fortes rajadas de ventos atingem a região oeste do Paraná desde a manhã deste sábado (29). De acordo com o Instituto de Meteorologia Somar, desde às 10h a estação o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Aeroporto de Foz do Iguaçu registra trovadas e o acumulado de 33 mm de chuva. Ventos de 80 km/h atingiram a cidade.
Várias ruas de Foz do Iguaçu ficaram alagadas e o Corpo de Bombeiros trabalha em vários chamados de destelhamentos de casas e quedas de árvores. O fornecimento de energia elétrica e de água também foi interrompido em alguns bairros.
No bairro Porto Meira, o telhado de uma lanchonete e parte do concreto da parede despencou com a força da chuva. O dono do estabelecimento, de 57 anos, que estava sozinho no local, foi atingido e fraturou a coluna cervical. Segundo os bombeiros, ele chegou a ser socorrido por uma ambulância, mas não resistiu e morreu. A família da vítima recebeu a notícia por volta das 12h.
Além de Foz do Iguaçu, as cidades de Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, Cascavel, Toledo, São Pedro do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste  também sofrem com estragos da chuva.

Do G1
 

Os dois já se abraçaram, diz mãe de Zezé di Camargo e Luciano

CONFIRA A NOTÍCIA COMPLETA  NA PÁGINA DE: ENTRETENIMENTO

Lula tem tumor maligno na laringe e fará quimioterapia



Por José de Castro e Juliana Schincariol  

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor maligno localizado na laringe, informou neste sábado o Hospital Sírio-Libanês, trazendo dúvidas sobre o seu futuro político.
Lula tem tumor maligno na laringe e fará quimioterapiaApós exames realizados no hospital em São Paulo, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que deverá começar na próxima semana.
Lula passou quase todo o dia de sábado no hospital, recuperando-se de uma pequena intervenção cirúrgica para colher material do tumor (biópsia). Ele deixou o Sírio-Libanês às 20h13, com destino a São Bernardo do Campo (ABC paulista), onde mora.
Uma fonte próxima da situação disse à Reuters que Lula também terá que passar por radioterapia, além da quimioterapia. Mas acrescentou que, pelo fato de o tumor ser localizado e não haver metástase (não se espalhou), as chances de cura são maiores.
'É um câncer localizado... é mais fácil de tratar e a chance de cura é maior', declarou a fonte, que prefere não ser identificada.
Segundo a fonte, no entanto, o tumor não foi detectado em estágio 'super-inicial'.
O hospital limitou as informações a uma nota oficial, divulgada às 11h.
'Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia... O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial', afirmou o Sírio-Libanês em comunicado.
Na frente do hospital, dezenas de jornalistas e curiosos se aglomeram em busca de informações sobre a saúde do líder político que deixou o governo com o país em forte crescimento econômico.
Após visitar Lula no hospital, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o ex-presidente está bem, embora respirando com auxílio de uma máscara de oxigênio. Por causa do equipamento, relatou Mantega, Lula não pôde falar muito e mesmo quando fala, fala baixo.
'Ele está bem, está se recuperando da biópsia que fizeram, mas está bem... O problema dele tem cura... ele é um lutador, já venceu problemas... e vai vencer este também', declarou o ministro, lembrando que as pessoas próximas de Lula estão tranquilas, pois o câncer não se espalhou para outros órgãos.
DILMA CONFIA EM CURA
Lula deixou o governo com uma taxa de aprovação de 87 por cento, o que ajudou na eleição de Dilma Rousseff, que foi ministra-chefe da Casa Civil de seu governo.
A presidente Dilma, que enfrentou um câncer linfático antes de assumir a Presidência e se curou, disse ter ficado 'muito preocupada' com doença de Lula, mas acredita que ele deverá se recuperar.
'Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que me levou à recuperação total', disse Dilma em nota.
O ex-presidente deverá retornar na semana que vem ao hospital para iniciar o tratamento na segunda-feira, segundo informou nota do Instituto Cidadania, ligado a Lula.
Lula deverá desempenhar papel importante nas eleições municipais do ano que vem, por sua influência na definição dos candidatos, em especial em São Paulo.
O petista procurou auxílio médico na sexta-feira após se queixar de dores na garganta desde segunda-feira. Ele foi incentivado a procurar ajuda pelo cardiologista Roberto Kalil, que participou da comemoração do aniversário do ex-presidente, na última quinta-feira.
Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, completou 66 anos na quinta-feira. Seu mandato também foi marcado por amplos programas sociais e pela melhoria de vida de milhões de brasileiros.
SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor maligno localizado na laringe, informou neste sábado o Hospital Sírio-Libanês, trazendo dúvidas sobre o seu futuro político.
Após exames realizados no hospital em São Paulo, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que deverá começar na próxima semana.
Lula passou quase todo o dia de sábado no hospital, recuperando-se de uma pequena intervenção cirúrgica para colher material do tumor (biópsia). Ele deixou o Sírio-Libanês às 20h13, com destino a São Bernardo do Campo (ABC paulista), onde mora.
Uma fonte próxima da situação disse à Reuters que Lula também terá que passar por radioterapia, além da quimioterapia. Mas acrescentou que, pelo fato de o tumor ser localizado e não haver metástase (não se espalhou), as chances de cura são maiores.
'É um câncer localizado... é mais fácil de tratar e a chance de cura é maior', declarou a fonte, que prefere não ser identificada.
Segundo a fonte, no entanto, o tumor não foi detectado em estágio 'super-inicial'.
O hospital limitou as informações a uma nota oficial, divulgada às 11h.
'Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia... O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial', afirmou o Sírio-Libanês em comunicado.
Na frente do hospital, dezenas de jornalistas e curiosos se aglomeram em busca de informações sobre a saúde do líder político que deixou o governo com o país em forte crescimento econômico.
Após visitar Lula no hospital, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o ex-presidente está bem, embora respirando com auxílio de uma máscara de oxigênio. Por causa do equipamento, relatou Mantega, Lula não pôde falar muito e mesmo quando fala, fala baixo.
'Ele está bem, está se recuperando da biópsia que fizeram, mas está bem... O problema dele tem cura... ele é um lutador, já venceu problemas... e vai vencer este também', declarou o ministro, lembrando que as pessoas próximas de Lula estão tranquilas, pois o câncer não se espalhou para outros órgãos.
DILMA CONFIA EM CURA
Lula deixou o governo com uma taxa de aprovação de 87 por cento, o que ajudou na eleição de Dilma Rousseff, que foi ministra-chefe da Casa Civil de seu governo.
A presidente Dilma, que enfrentou um câncer linfático antes de assumir a Presidência e se curou, disse ter ficado 'muito preocupada' com doença de Lula, mas acredita que ele deverá se recuperar.
'Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que me levou à recuperação total', disse Dilma em nota.
O ex-presidente deverá retornar na semana que vem ao hospital para iniciar o tratamento na segunda-feira, segundo informou nota do Instituto Cidadania, ligado a Lula.
Lula deverá desempenhar papel importante nas eleições municipais do ano que vem, por sua influência na definição dos candidatos, em especial em São Paulo.
O petista procurou auxílio médico na sexta-feira após se queixar de dores na garganta desde segunda-feira. Ele foi incentivado a procurar ajuda pelo cardiologista Roberto Kalil, que participou da comemoração do aniversário do ex-presidente, na última quinta-feira.
Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, completou 66 anos na quinta-feira. Seu mandato também foi marcado por amplos programas sociais e pela melhoria de vida de milhões de brasileiros.

Por Reuters

sexta-feira, outubro 28

'Nascemos para cantar juntos', diz Zezé di Camargo

veja:  Em entretenimento

Justiça dá prazo até segunda-feira para Inep se manifestar sobre o Enem

Justiça dá 72 horas para MEC explicar vazamento do Enem (Juiz dá 72 horas para MEC explicar vazamento do Enem (Juiz dá 72 horas para MEC explicar vazamento do Enem (Juiz dá 72h para governo explicar vazamento do Enem (Juiz dá 72h para MEC explicar questões do Enem (Justiça dá até segunda para Inep se manifestar)

A Justiça Federal no Ceará, por meio do juiz federal Luiz Praxedes Vieira, determinou um prazo de 72 horas para que o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio se manifeste a respeito da antecipação de questões do Enem por uma escola de Fortaleza.
O Inep havia pedido um prazo de 10 dias para se manifestar “tendo em vista a complexidade do assunto”, o que foi negado pelo juiz federal. “O prazo assinalado correrá minuto a minuto da hora do recebimento da intimação”, afirma o juiz. O instituto terá até 10h48 (horário de Fortaleza) de segunda-feira (31).
O Ministério Público Federal do Ceará entrou com ação na Justiça Federal pedindo a anulação total da prova ou a anulação de 14 questões antecipadas pelo Colégio Christus, de Fortaleza. De acordo com o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho, estas são as únicas formas de manter a isonomia do concurso entre todos os candidatos do Brasil.
Nesta sexta-feira (28), a Defensoria Pública da União também pediu a anulação de 14 questões antecipadas em 10 dias pelo Christus.

Bombeiros confirmam 12 feridos em incêndio na Zona Oeste do Rio

Mylène Neno Do G1 RJ

Um incêndio de grandes proporções que atingiu o supermercado MultiMarket e o Mercadão São Braz, na Rua Augusto Vasconcelos, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, deixou 12 pessoas feridas, na tarde desta sexta-feira (28). As informações são da Corpo de Bombeiros. O Mercadão São Braz teve mais da metade dos 60 boxes destruídos. No local também eram vendidos pássaros que não puderam ser salvos, informou o subprefeito da Zona Oeste, Edmar Teixeira.
De acordo com os bombeiros, sete pessoas foram atendidas no local. Os outros cinco feridos foram levados para o Hospital Rocha Faria, em Campo Grande. Segundo as primeiras informações, nenhuma das vítimas apresenta estado grave.

Os bombeiros afirmam que as chamas começaram no supermercado Multimarket e depois atingiram o mercadão. No entanto, o gestor da rede de supermercados, Ubirajara de Andrade, afirma que o fogo começou no Mercado São Braz, e em seguida, atingiu o depósito do supermercado. Ele informou ainda que a loja aguarda a liberação da Defesa Civil e a previsão inicial é que o estabelecimento reabra na quarta-feira (2).
O subprefeito Edmar Teixeira informou que o fogo começou às 9h e o vento fez com que as chamas se espalhassem rapidamente.

Desentendimento entre a dupla Zezé de Camargo e Luciano termina em UTI

Cantor está em observação na UTI, diz hospital (Reprodução/RPC TV)

saiba mais em   ETRETENIMENTO

Cientista: Brasil não está preparado para epidemia mortal

Um vírus letal que se espalha rapidamente por todo o planeta, causando pânico e caos entre a população. O tema do filme Contágio, em cartaz nos cinemas brasileiros, foi debatido nesta sexta-feira por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio. A iniciativa do debate foi da Foundation for Vaccine Research, dos Estados Unidos.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Marcio Garcia, o Brasil tem experiência e conhecimento em vigilância e investigação, que faz do País capaz de dar resposta razoável contra um vírus letal.
"Temos uma rede nacional de alerta e resposta que, inclusive, é conectada com a sala dos CDC Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos), que aparece no filme, em uma rede internacional. Também temos um programa especializado em investigação de surtos, que é o Epsus, com mais de 100 pesquisadores formados", disse ele.
A infectologista Patrícia Brasil, da Fiocruz, discorda da análise. Ela disse que O Brasil é um País que não consegue conter o avanço de doenças já conhecidas e que podem ser combatidas, como a tuberculose e a dengue, e sequer tem condições de responder a um vírus como o do filme.
"Na verdade, ninguém está preparado para um vírus como esse (do filme Contágio). E nós temos nossos próprios pesadelos, como a tuberculose. Na epidemia de dengue de 2008, foram mais de 300 mil casos, mais de 40% de mortes de crianças. Temos a reintrodução da malária. São muitos os desafios de saúde pública ainda. Nosso sistema de saúde já é caótico, não só o público, com emergências lotadas. Imagine com uma epidemia de vírus letal?", pergunta a pesquisadora.
O pesquisador Mauro Schechter, da UFRJ e membro da entidade que promoveu o debate, lamentou que se invista tão pouco em pesquisa de novas vacinas. Ele defendeu o financiamento de organismos multilaterais em estudos nessa área "Vacina não dá dinheiro. A não ser que seja para algumas patologias, como HPV, cuja vacina é muito cara. Mas criar uma vacina para tuberculose ou malária não é rentável, por exemplo. O Estado tem outros problemas para resolver, como garantir saúde, educação, segurança e transporte para a população. Por isso, há a necessidade de esforços internacionais conjuntos".
De acordo com Schechter, especialista em HIV, para desenvolver uma vacina contra a Aids em dez anos seriam necessários investimentos adicionais de U$ 5 milhões a US$ 10 milhões por ano sobre o que já se investe hoje em pesquisa. "O que é feito hoje é insuficiente", lamentou o pesquisador.
font: Terra

Avião cai em rua do Canadá

Um pequeno avião caiu em uma rua de Vancouver, no Canadá, e se incendiou em seguida. Todas as nove pessoas que estavam a bordo ficaram feridas e uma pessoa que passava pela rua também foi atingida por destroços.
Cinco delas foram levadas para o Hospital Geral de Vancouver em estado grave.
O avião, uma aeronave de pequeno, caiu pouco depois de decolar do aeroporto de Vancouver.
A aeronave, que pode levar até nove pessoas, teria tentado voltar para o aeroporto.
 
fonte: Terra

quinta-feira, outubro 27

Festa de aniversário do ex presidente Lula


O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, comemora seu aniversário no Instituto Lula em São Paulo, nesta quinta-feira (27). A presidente Dilma não irá à festa de aniversário do ex-presidente Lula, em São Bernardo do Campo (SP), por conta de uma gripe.

fonte: Uol

'Fui otimista', diz autor do livro de 1968 que previa catástrofe global

                                       
O professor americano Paul R. Ehrlich, autor de 'Bomba populacional' (Foto: Divulgação)O professor americano Paul R. Ehrlich, autor de
'Bomba populacional' (Foto: Divulgação

O professor americano Paul R. Ehrlich fez uma previsão catastrófica em 1968. O mundo tinha pessoas demais, e milhões morreriam de fome, se não houvesse um controle do aumento populacional. A teoria era parte do livro "Population bomb" (Bomba populacional), que se tornou um dos mais vendidos da época e reabriu uma discussão antiga (a do economista inglês Thomas Malthus) sobre a sustentabilidade da vida de bilhões de pessoas no planeta.
Mais de 40 anos depois da publicação do seu trabalho mais conhecido, Ehrlich chegou a ser questionado por "erros" em suas estimativas, mas ele mantém a defesa da gravidade da situação. "Fui otimista na época em que publiquei o livro", disse, em entrevista ao G1 às vésperas de o número de pessoas no mundo atingir 7 bilhões - quase o dobro da população global na época em que o livro foi lançado.

fonte: G1

Confiança do consumidor brasileiro sobe, mas mostra acomodação

confiança do consumidor brasileiro teve ligeiro aumento em outubro após dois meses de queda, mostrando uma acomodação, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O indicador subiu 0,4 por cento sobre setembro, para 115,2 pontos.
"Após dois meses em queda, o índice dá sinais de acomodação em nível próximo ao de maio de 2011 (115,4 pontos). Expresso em médias móveis trimestrais, o índice mantém a tendência negativa dos dois meses anteriores", informou a FGV em nota.
O componente de situação atual caiu 1,6 por cento em outubro, para 132,4 pontos, o menor patamar desde junho de 2010 (132,2), mas manteve-se acima da média histórica de 116,4 pontos.
O indicador de expectativas aumentou 1,9 por cento, para 106,2 pontos, mas ficou abaixo da média histórica (107,7 pontos), indicando, segundo a FGV, postura pessimista do consumidor.
A sondagem ouviu mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras entre os dias 3 e 24 deste mês.
(Por Vanessa Stelzer; Edição de Patrícia Duarte)

fonte: terra

Iate de US$ 7 milhões vai a leilão em Santos

A Alfândega do Porto de Santos, no litoral paulista, realizará nesta quinta-feira (27) o leilão de um iate no valor de US$ 7 milhões. A embarcação foi apreendida durante investigação sobre fraudes em importação
Esta é a segunda vez que a Alfândega tenta levar o iate a leilão. A primeira vez foi há quatro meses, mas o dono da embarcação entrou com uma ação na Justiça.

Nesta quinta, o leilão presencial será realizado a partir das 10h, na sede da Alfândega, na Praça da República, e tem o lance mínimo de R$ 3,5 milhões. A embarcação pode ser vista no Iate Clube de Santos.
O iate de quatro andares – que possui inclusive uma suíte com banheira de hidromassagem - tem capacidade para transportar 17 pessoas.
G1

quarta-feira, outubro 26

Produção de gasolina deve

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, previu que, em 2012, a petroleira aumentará ainda mais a sua produção de gasolina. Isso porque, segundo ele, serão realizadas menos paradas nos trabalhos das refinarias do que ocorreu este ano.
O anúncio foi feito durante a 11ª Conferência Hart Energy, no Rio de Janeiro. O executivo também anunciou estimativas para a produção de óleo e gás.
Para este ano, Costa anunciou um pouco antes que a produção de óleo e gás da companhia deve atingir 2,7 milhões de barris por dia. Também informou que a expectativa é chegar em 2015 com aproximadamente 3,9 milhões de barris diários.
Em 2020, serão 6,4 milhões de barris por dia, o que, de acordo com Costa, tornará o Brasil um dos três maiores produtores mundiais, junto da Rússia e a Arábia Saudita.

R7

Senado aprova fim do sigilo eterno de documentos

O Senado aprovou nesta terça-feira (25) o projeto de lei que acaba com o sigilo eterno de documentos públicos. A proposta,  foi aprovada pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. Com a lei, o prazo máximo para que as informações do governo sejam mantidas em sigilo será de 50 anos.

Enviada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009, a proposta padroniza o acesso a informações públicas no país, obrigando governos federal, estaduais e municipais a atender demandas por dados e documentos assim que requisitados.

O texto prevê ainda a criação de uma comissão com membros do Executivo, Legislativo e Judiciário, responsável pela classificação dos documentos em três tipos: reservado (mantidos em segredo por 5 anos), secreto (15 anos) e ultrassecreto (25 anos). Hoje, o documento ultrassecreto fica guardado por 30 anos, mas esse prazo pode ser prorrogado sucessivamente. Com a nova lei, os o prazo de 25 anos poderá ser prorrogado apenas uma vez. A contagem do prazo começa a partir da produção do documento.
A divulgação dos documentos dependerá da solicitação feita pelos interessados. Os órgãos públicos terão até 20 dias para comunicar a data e o local da consulta ou o motivo da recusa do pedido. Esse prazo poderá ser prorrogado por mais dez dias mediante justificativa.
"A grande vitoria é que haverá publicação imediata, inclusive do presente, de todos os atos dos gestores públicos. Abre-se agora o acesso à história. O cidadão vai poder acessar seu assado e acompanhar online", disse o relator do projeto no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA).
Documentos relativos a violação dos direitos humanos, inclusive aqueles produzidos durante o regime militar (1964-1988), não poderão ficar sob sigilo.

G1
Em sua 16ª edição, a Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, terá 85 metros de altura neste ano. Segundo os organizadores, a inauguração será no dia 26 de novembro. De acordo com o Guinnes Book (o livro dos recordes), a estrutura flutuante é a maior do mundo. A árvore está sendo montada na Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas, na Lagoa.  (Foto: Douglas Shineidr / Ae)Em sua 16ª edição, a Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, terá, neste ano, 85 metros de altura. Segundo os organizadores, a inauguração será no dia 26 de novembro. A estrutura flutuante é a maior do mundo, de acordo com o Guinness Book (o livro dos recordes). A árvore está sendo montada na Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas, na Lagoa. (Foto: Douglas Shineidr / Ae)

Belém fecha pontos de venda de açaí por risco da Doença de Chagas

Cinco pontos de venda de açaí foram fechados pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Belém, nesta terça-feira (25), por falta de higiene na manipulação do fruto, o que aumenta o risco de possível contaminação do produto com fezes do barbeiro, que transmite a doença de Chagas.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém informou que foram confirmados 39 casos de doença de Chagas e duas mortes na capital paraense desde janeiro deste ano. Vinte e duas notificações foram confirmadas apenas em outubro. Nove pacientes relataram o consumo de açaí em pontos de venda do produto na periferia da capital.
Durante a fiscalização, a documentação dos estabelecimentos também foi analisada na operação. Em 2011, o departamento interditou mais de 20 pontos de venda de açaí na cidade.

G1

Satélite aposentado caiu sobre o Golfo de Bengala, afirma agência alemã

O Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) confirmou nesta terça-feira (25) o ponto e o local em que um satélite desativado caiu na Terra no último fim de semana. Às 23h50 de sábado, horário de Brasília, o Rosat reentrou na atmosfera sobre a Baía de Bengala, no sudeste asiático.
Não se sabe se alguma peça chegou à superfície do planeta. O DLR disse que só conseguiu chegar à informação por causa da ajuda de parceiros internacionais, como os EUA, que forneceram dados importantes

O Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) confirmou nesta terça-feira (25) o ponto e o local em que um satélite desativado caiu na Terra no último fim de semana. Às 23h50 de sábado, horário de Brasília, o Rosat reentrou na atmosfera sobre a Baía de Bengala, no sudeste asiático.
Não se sabe se alguma peça chegou à superfície do planeta. O DLR disse que só conseguiu chegar à informação por causa da ajuda de parceiros internacionais, como os EUA, que forneceram dados importantes.
Ilustração do satélite Rosat, lançado pelo Centro Aeroespacial Alemão em 1990. (Foto: AP Photo/EADS Astrium)
O Rosat foi lançado em 1990 e pôs em órbita o primeiro telescópio espacial a usar raios X para captar imagens. O aparelho foi usado para estudar buracos negros e estrelas de nêutrons até 1999, quando foi aposentado. Na época, ele voava a entre 565 km e 585 km da Terra. Desde então, ele vem perdendo altitude; em junho de 2011, a distância para a superfície era de 327 km.
O satélite era do tamanho de uma minivan e pesava 2,4 toneladas. Ele se queimou durante a reentrada na atmosfera, mas o DLR acreditava que 30 fragmentos, que juntos têm 1,7 tonelada, poderiam atingir o solo.
Em setembro, um satélite da Nasa provocou medo depois que a agência norte-americana anunciou que ele cairia na Terra. Porém, a reentrada aconteceu sobre o Oceano Pacífico e não causou nenhum estrago aparente.

terça-feira, outubro 25

Ex-modelo britânica decide se tornar freira

A cada ano na Grã-Bretanha, um número pequeno mas cada vez maior de jovens mulheres está deixando para trás suas carreiras, namorados e posses para se dedicar totalmente à religião.
Catherine disse à BBC que se considera uma típica menina britânica, que gosta de ser mimada. Com muitas das suas amigas, a jovem de 25 anos passou os últimos anos viajando, fazendo festas e estudando para ganhar um diploma em Letras pela universidade King's College de Londres.
Ela também trabalhou como modelo, mas esse tipo de experiência, segundo ela, não trouxe a satisfação que buscava. Catherine decidiu dedicar sua vida a Deus e virar freira, um desejo que ela tinha desde os quatro anos de idade.
"Eu fui a castings e eles sempre queriam que eu fizesse desfiles de passarela", afirma Catherine. "Eu lembro que depois de receber meu primeiro cachê eu fui para casa e me senti muito vazia. Eu pensava: 'é só isso?' Não era tão bom quanto eu imaginava que seria."
"Eu adoro as pessoas e adoro me divertir, mas isso não é tudo na vida."

Matrimônio e maternidade

Catherine tem frequentado o mosteiro de St. Dominic, em New Forest, no sul da Inglaterra, que recebe visitantes e oferece retiros espirituais. Ela pensa em virar freira, mas está tendo dificuldades para conseguir tomar a decisão de se entregar totalmente à vocação.
No ano passado, apenas 20 mulheres estavam se preparando para virar freiras na Grã-Bretanha, segundo a entidade Conference of Religious, que representa a maioria das comunidades religiosas do país. Destas, 14 tinham entre 20 e 40 anos. Nos últimos cinco anos, o número de mulheres com menos de 40 anos se preparando para virar freiras aumentou de 42% para 70%, segundo dados oficiais.
As irmãs dominicanas em St. Dominic passam a maior parte dos seus dias rezando. Elas também saem do convento para espalhar a palavra de Deus.
O principal fator que tem impedido Catherine de se dedicar totalmente à vocação é o sentimento de que ela terá de abrir mão do prazer do matrimônio e da maternidade.
"Se você é romântica e realmente gosta do sexo oposto, você gostaria de casar, e isso é um sacrifício de verdade", afirma Catherine.

fonte: Uol

Romário critica CBF por usar time inexperiente em Guadalajara

Romário continua criticando a forma como a CBF conduz o futebol brasileiro. Desta vez o Baixinho culpou a entidade pelo fracasso no Pan de Guadalajara, afirmando que a equipe levada era inexperiente.

O comentarista ainda afirmou não haver motivos para jogadores como Lucas, do São Paulo, não estarem no grupo da seleção para a disputa do torneio em Guadalajara.

O Brasil foi eliminado sem vencer nenhuma partida. A seleção empatou contra Argentina e Cuba, e perdeu inapelavelmente contra a Costa Rica.

Rede Record transmite os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016. 
R7

Ministro da Saúde anuncia apoio a Haddad

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (24) seu apoio à candidatura do colega de governo Fernando Haddad, da Educação, que pretende disputar a Prefeitura de São Paulo em 2012.

Padilha, que participou de um almoço promovido por uma associação empresarial na capital paulista, defendeu a renovação dos quadros políticos e disse que a indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal cabo eleitoral de Haddad, foi suficiente para lhe convencer.

- Eu apoio a renovação. E se o Lula apoia, eu apoio.

Haddad disputa a indicação do partido com os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto e com os senadores Eduardo e Marta Suplicy.

Nos bastidores, os aliados de Lula trabalham pela desistência dos pré-candidatos em favor do ministro da Educação, mas Marta Suplicy é o maior foco de resistência.

R7

Aécio protagoniza cenas em filme do avô Tancredo

O documentário Tancredo, a Travessia, que retrata grandes episódios da vida do ex-presidente, teve sua pré-estreia na noite desta segunda-feira (25) em São Paulo e contou com líderes tucanos na lista de convidados ilustres, como o governador Geraldo Alckmin, o ex-governador José Serra e o senador Aécio Neves, neto de Tancredo. Os líderes tucanos foram especialmente convidados por Roberto D’Ávila e pelo diretor Silvio Tendler.

No documentário, Aécio merece tratamento generoso da produção. Embora não tivesse nenhuma participação direta nos episódios mais importantes da vida política do avô - ele tinha 25 anos e era secretário particular de Tancredo quando ele morreu, em 1985 - as aparições do senador no filme são marcantes. Ele está presente em mais de dez inserções, opinando sobre muitos episódios vividos por Tancredo.

Produzido a partir de 2008, o filme, segundo a assessoria de imprensa da produtora, não contou com verbas públicas.
Com cerca de 100 minutos, o novo filme de Tendler completa, ao lado de Os Anos JK e Jango, uma série com a qual o diretor recupera, em depoimentos e imagens, três décadas da história do país - desde o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, até a dramática morte de Tancredo, em 1985, às vésperas de tomar posse como presidente da República.

Políticos que em 1985 partilharam do movimento Diretas Já e da disputa no colégio eleitoral que o elegeu presidente - como Fernando Henrique Cardoso ou José Sarney - aparecem em cenas bem mais breves.

Cobrados quanto a esse tratamento, Tendler e Roberto d’Ávila refutaram a tese de que o filme serviria a propósitos políticos de Aécio. Segundo o produtor, "não é um filme chapa-branca". Tendler garantiu que seu projeto era fazer "um filme histórico" e que se Aécio o utilizaria politicamente era algo que "não lhe passava pela cabeça". Chegou a citar rivais dele que fazem depoimentos no filme - entre eles Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE).

Num tom contido, mas elogioso, o filme entrevista 28 personalidades - entre políticos, jornalistas e familiares - e repassa grandes episódios da vida de Tancredo: sua participação nos dias finais de Getúlio Vargas, a articulação para a posse de João Goulart em 1964, os contatos com o general-presidente Castelo Branco, sua atuação como oposicionista do regime militar e os discursos nos comícios das Diretas Já. A narração é dividida entre Beth Goulart, Christiane Torloni e José Wilker

fonte: R7

Comerciantes mantêm protesto após

Um grupo de cerca de 300 vendedores ambulantes ainda protestavam, por volta das 11h desta terça-feira (25), na região do Brás, próximo à feirinha da madrugada, no centro de São Paulo. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), eles ocupavam a rua João Teodoro, mas o tráfego fluía normalmente. Mais cedo, o grupo bloqueou totalmente a avenida do Estado, perto da rua Monsenhor de Andrade.

Os camelôs protestam contra a fiscalização do comércio ilegal na região da feira da madrugada. Por volta das 8h, os manifestantes tentaram impedir a abertura de algumas lojas da região. Um vendedor ambulante foi preso e encaminhado à 12º Delegacia de Polícia por impedir, com agressão, a abertura de uma das lojas, segundo informações do coronel da Polícia Militar Pedro Borges de Oliveira Filho

R7

Corpo de Gaddafi foi enterrado, diz CNT

O corpo do ex-líder líbio Muammar Gaddafi foi enterrado nesta terça-feira (25), segundo representantes do CNT (Conselho Nacional de Transição), que agora governa o país.

Um porta-voz leu uma declaração dizendo que o funeral aconteceu nesta manhã e que o filho de Gaddafi, Mutassim, foi enterrado com ele.
Guma al Gamaty, integrante do CNT, confirmou à BBC que os corpos foram enterrados ao amanhecer em um local não revelado, possivelmente no deserto.
Alguns familiares e autoridades teriam assistido à cerimônia, que ocorreu cinco dias após sua morte, contrariando a tradição muçulmana que requer que o enterro aconteça logo depois do falecimento.
Preces
Até segunda-feira, os corpos do coronel Gaddafi e de Mutassim, além do chefe do Exército, estavam em um contêiner refrigerado em Misrata, onde foram exibidos ao público.
Segundo o correspondente da BBC Gabriel Gatehouse, guardas que faziam a segurança do local disseram que os corpos foram levados durante a noite depois que preces foram feitas.

segunda-feira, outubro 24

Dilma inaugura Ponte e estende ZFM a municípios da Região Metropolitana

(Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)



A presidente Dilma Rousseff assinou, nesta segunda-feira (24), durante a inauguração da Ponte Rio Negro, em Manaus, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garante a prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos e a extensão da modelo para os municípios da Região Metropolitana de Manaus (RRM). Além de Dima, o ex-presidente Lula esteve presente na cerimônia. 
 Presidência

 "A Zona Franca, que o presidente Lula, quando ela estava praticamente sendo enterrada pelos governos anteriores, prorrogou a primeira vez. E agora damos continuidade a isso", disse, durante seu discurso n
a cerimônia de inauguração da ponte Rio Negro, que liga a cidade de Manaus a Iranduba. A obra, que havia sido iniciada durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, demorou três anos para ser entregue em meio a impasses ambientais.

O discurso da presidente foi marcado por protesto. Grupos de movimentos dos sem-terra aproveitaram a presença de Dilma para reivindicar direitos à moradia. Trabalhadores do transporte executivo da cidade chegaram a fazer apitada durante a fala da presidente, que se mostrou incomodada e chegou a interromper o discurso por algumas vezes. Houve muito tumulto no local
Às 13h, o novo cartão postal de Manaus será aberto ao público para passeata a pé. Às 19h, a ponte estará liberada para o tráfego de veículos.
 
Ponte Rio Negro
A Ponte Rio Negro vai ligar Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento.
Com a Ponte, a integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM) se transformará em uma realidade em termos de logística. A ponte será um incentivo a projetos de infraestrutura para o outro lado do Rio Negro.

Do G1

domingo, outubro 23

Cielo foi um dos destaques do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Confira: Na página, entrenimento

Redação é o diferencial do 2º dia do Enem


Começou às 13h (horário de Brasília) deste domingo para os cerca de 5,3 milhões de estudantes a segunda etapa da maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje os candidatos têm de estar preparados para a prova mais longa do exame.
São 90 questões de linguagens (português e língua estrangeira) e matemática, além da redação. O candidato tem cinco horas e meia para finalizar a prova - uma hora a mais do tempo do primeiro dia do exame. A dica geral para superar com tranquilidade a bateria de exercícios e o texto é que os inscritos levem água e alguma coisa para comer, como barras de cereal.

Os candidatos só podem sair após duas horas e meia de prova. Apenas quem sair na última meia hora do exame poderá levar os cadernos de questões.

Segundo professores consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo, as questões de matemática costumam ser as mais exigentes do Enem - por possuir uma abrangência de temas. A prova de linguagens normalmente exige mais interpretação de texto do que conteúdos específicos. Uma leitura atenta das questões e dos textos de apoio ou imagens pode fazer a diferença na hora das respostas.

No caso de língua estrangeira, serão cinco questões do idioma selecionado na inscrição - inglês ou espanhol. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, informou que não é possível trocar de opção no momento da prova. Quando o Enem estreou a prova de língua estrangeira, no ano passado, as perguntas eram em inglês, com alternativas em português - modelo que deve se manter este ano.

Texto

Fórmulas e decorebas não vão adiantar na redação, a maior novidade da prova. O candidato terá de escrever um texto dissertativo argumentativo, com o mínimo de oito linhas. O Enem exige que o candidato apresente uma proposta de intervenção à problemática proposta no tema da redação.

Segundo a professora do Laboratório de Redação do Objetivo, Maria Aparecida Custódio, o ideal é que se escreva um texto direto. "Quanto mais objetivo, mais chance tem de se sair bem. O aluno tem de mostrar competência de texto, coesão, e não esquecer de apresentar a proposta de intervenção ao tema." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Obra viária e 'polo institucional' são legados prometidos após Copa em SP

Quando os atletas da Copa do Mundo de 2014 deixarem o campo, os moradores de São Paulo poderão avaliar quais os legados que a competição deixará no dia a dia. Os governantes dizem que serão muitos. “Mais do que um torneio esportivo, a Copa do Mundo abrirá uma série de oportunidades para a cidade, especialmente a Zona Leste. Seu legado inclui o aperfeiçoamento da infraestrutura urbana paulistana - que já é uma das mais qualificadas do mundo -, a projeção internacional da marca ‘São Paulo’ e a criação de um vetor de desenvolvimento em Itaquera e região”, diz o secretário especial de Articulação para a Copa do Mundo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves.
Entre as promessas para a competição estão melhorias no transporte sobre trilhos, obras viárias no entorno do estádio do Corinthians, onde ocorrerá a abertura da Copa, e a criação do chamado “polo institucional de Itaquera”, com a instalação de uma Fatec, uma Etec, uma unidade do Senai, uma base da Polícia Militar e um fórum.
Quem vive na região opina sobre o que deve ser feito até a Copa. O arquiteto e urbanista Thalles Marcius de Morais, morador de Itaquera, aponta gargalos no trânsito em três vias importantes da região: as avenidas Jacu-Pêssego, Aricanduva e Radial Leste, um dos principais acessos do bairro ao Centro. “Com a implantação do estádio, o tráfego na Jacu-Pêssego vai ficar precário e muita gente vai usar a Radial Leste. Isso precisa ser muito bem desenvolvido. A evacuação em dia de jogo vai ser precária.”
O estádio do Corinthians passa ao lado da Radial Leste, onde também ficam as estações do Metrô (Linha 3-Vermelha) e do trem (Linha 11-Coral da CPTM). De acordo com Morais, se, em dia de congestionamento pesado, as três vias “travarem”, os motoristas “não terão saída”. Para ele, a ampliação da Avenida Jacu-Pêssego, que ocorreu há um ano e permitiu a ligação direta com o Rodoanel Mário Covas e a Rodovia Ayrton Senna, foi importante para a região. Porém, não eliminou o problema dos veículos pesados.
“Depois dessa ligação, ficou bem ruim o trânsito por causa dos caminhões. As ligações rápidas ficaram mais demoradas. Por isso, a importância de o Rodoanel Leste ficar pronto antes da Copa”, diz o urbanista. O Trecho Leste do Rodoanel deve ligar o Trecho Sul às rodovias SP-066, Ayrton Senna e Presidente Dutra, e ficar pronto no primeiro semestre de 2014. Os investimentos em construção, desapropriações, reassentamentos e projetos ambientais são de R$ 2,8 bilhões.
O governo do estado e a Prefeitura de São Paulo dizem que os investimentos em mobilidade urbana na região de Itaquera ocorrem, principalmente, em duas frentes: transporte de massa sobre trilhos e no viário do entorno. Entre as obras já concluídas, em andamento e projetadas, são cerca de R$ 50 bilhões de investimentos, sendo R$ 37,6 bilhões em expansão e modernização da rede sobre trilhos e outros R$ 12 bilhões para obras no sistema viário. Entre elas, estão listadas a ampliação da Marginal Tietê e o Complexo Jacu-Pêssego.

Do G1 SP

Chuva de cometas nas proximidades

por Cássio Barbosa

O negócio é o seguinte: uma das principais missões do telescópio espacial Spitzer é pesquisar a evolução de sistemas planetários para tentar entender como se forma um desses. Até uns 10 anos atrás tínhamos um modelo de evolução de sistemas planetários baseados no nosso Sistema Solar. Afinal ele era o único conhecido. O fato é que ele parece ser a exceção à regra, com planetas rochosos mais próximos da estrela central e os gigantes gasosos mais distantes. O que vemos por aí é que temos gigantes gasosos muito próximos da estrela, ou mesmo planetas rochosos, mas enormes, chamados de “super-Terras”.

Enquanto a formação de sistemas assim ainda é tema controverso, a evolução deles não parece tão bizarra. Existem evidências observadas de que nosso sistema, principalmente os planetas mais próximos do Sol, sofreu um intenso bombardeio de cometas e asteroides ainda no início dos tempos. Essas evidências estão na superfície da Lua, são as inúmeras crateras que marcam sua superfície. Outra evidência é a existência dos oceanos na Terra. Apenas a água proveniente do gás protoplanetário não seria suficiente para formar os oceanos. Essa água toda teria de ter vindo em cometas ou asteroides com grande massa de água em sua composição.

Voltando à Eta Corvi, um time de astrônomos liderado por Carey Lisse da Universidade John Hopkins publicou no Astrophysical Journal  o que seriam dois anéis de poeira circundando a estrela central. As observações com o Spitzer, que opera no infravermelho, sugerem que um cometa gigante provavelmente foi destruído no choque com um planeta ou outro corpo celeste muito grande. Os destroços formaram uma banda de poeira orbitando a estrela central dentro da zona onde se espera que planetas do tipo terrestre estejam se formando. Isto sugere que planetas como o nosso estejam agora sendo bombardeados por esses destroços, assim como foi a Terra no início da formação do Sistema Solar. Eta Corvi tem aproximadamente um bilhão de anos, mais ou menos a idade que nosso Sistema tinha quando este tipo de evento aconteceu.

Curiosamente, a análise da composição química desta poeira lembra muito a composição química do meteorito Almahata Sitta, aquele que caiu no Sudão em 2008 e que eu mostrei um fragmento aqui mesmo no blog em 2009. Isso sugere que tanto o meteorito de Almahata, quanto o corpo que se desintegrou em Eta Corvi se formaram na mesma região em relação a sua estrela central, mas cada qual em seu sistema, claro.

A segunda faixa de poeira é mais fria e mais massiva e está localizada nos limites exteriores do sistema de Eta Corvi e parece ser o reservatório de cometas deste sistema. Essa banda de poeira lembra muito, em localização e tamanho, o nosso Cinturão de Kuiper (pronuncia-se cóiper). Foi deste Cinturão que partiram (e ainda partem) os cometas, tragados pela força gravitacional dos gigantes gasosos do nosso Sistema Solar e que eventualmente se chocaram com os planetas ou mesmo mergulharam em direção ao Sol.

Com tantas similaridades com o cenário primordial do nosso Sistema Solar, Eta Corvi é um sistema que merece muito mais estudos por si só, conclui Carey Lisse

Papa proclama 3 novos santos

O papa Bento XVI proclamou neste domingo (23), no Vaticano, diante de milhares de fiéis, três novos santos, uma espanhola e dois italianos. A espanhola é a freira Bonifácia Rodríguez de Castro (1837-1905), fundadora da Congregação das Servas de São José.
Os outros dois são os religiosos italianos Guido María Conforti (1865-1931), arcebispo de Parma, fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as missões estrangeiras (Missionários Xaverianos) e Luigi Guanella (1842-1915), fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência.
Os três foram proclamados santos às 6h34 (de Brasília). A canonização dos novos santos foi pedida a Bento XVI pelo cardeal Angelo Amato, prefeito regional da Congregação das Causas dos Santos.

Terremoto pode ter matado 500 na Turquia, diz observatório local

O forte terremoto que atingiu a Turquia neste domingo (23), pode ter matado entre 500 e 1.000 pessoas, informou o Observatório Kandilli, da Universidade do Bósforo, de Istambul, que monitora atividades sísmicas.
O tremor ocorreu próximo a Tabanli, a 19 quilômetros a nordeste da cidade de Van, capital da província de mesmo nome, próximo à fronteira com o Irã.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, ele teve magnitude 7,3 e localizou-se a uma profundidade de 95,4 quilômetros, às 13h41 locais (8h41 de Brasília).
As autoridades locais afirmaram que a magnitude foi de 6,6, segundo a TV privada NTV.


O vice-premiê Besir Atalay afirmou que dez prédios caíram em Van e entre 25 e 30 caíram em Ercis, distrito próximo.
O governo confirmou que houve mortes e disse que o acesso aos locais afetados é difícil.
Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas em Van, segundo a agência Anatolia. Não há detalhes sobre a gravidade dos ferimentos. Há relatos de pessoas presas nos escombros de edifícios caídos.
A Anatolia também relatou que houve réplicas.
O Serviço Geológico dos EUA registrou pelo menos duas fortes réplicas, de magnitude 5,6.
A TV mostrou imagens de prédio e carros destruídos, atingido por escombros, e moradores em pânico caminhando pelas ruas.
O prefeito de Van, Bekir Kaya, fez um chamado para que as pessoas mantenham a tranquilidade.

DO G1

sexta-feira, outubro 21

Antes de ir para presídio em Bangu,


O traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, chegou à superintendência da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, por volta das 18h desta sexta-feira (21), após ser submetido a um exame de Corpo de Delito no IML (Instituto Médico Legal).
Polegar será interrogado pelos agentes da PF antes de ser levado ao complexo penitenciário de Bangu, na zona oeste. O traficante chegou ao Rio nesta sexta, cercado por forte esquema de segurança. Ele desembarcou no aeroporto Santos Dumont, no centro.
Preso quarta-feira (19) no Paraguai, o bandido, apontado como chefe do tráfico de drogas da Mangueira, na zona norte do Rio, chegou às 15h40 em um avião da Polícia Federal, escoltado por dez agentes federais e um delegado. Na pista do aeroporto, seis  carros da Polícia Federal, com aproximadamente 20 policiais, já aguardavam a aeronave pousar. 
Assim que Polegar desembarcou, foi colocado pelos agentes em um dos veículos. Em seguida o comboio deixou o aeroporto. Por questões de segurança, a Polícia Federal não divulgou o destino do traficante. No entanto, ele deve ser levado para o complexo penitenciário de Gericinó, na zona oeste. 
O grupo embarcou por volta do meio-dia no aeroporto internacional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, com destino ao Rio

Fonte: R7